Na engenharia civil, uma das tarefas mais importantes de uma obra é seu orçamento. Com ele podemos prever receitas e gastos em material, pessoas e equipamentos, assim é possível evitar desperdícios e fazer uma boa previsão de gastos.
Entretanto, sua importância vai além do cálculo de preço de referência, o orçamento tem ainda como um dos objetivos projetar com precisão o resultado econômico a ser obtido no momento da conclusão do projeto. Por isso, o orçamento é fundamental para a tomada das melhores decisões.
Neste artigo explicaremos como é feito um bom orçamento e a importância dele para sua obra e os benefícios que você terá no futuro.
1. Facilidade no Planejamento
Um orçamento detalhado será a base para a execução da obra, pois nele estará previsto disponibilidade e custo de fatores determinantes como materiais, equipamentos e da mão de obra disponível. Desta forma, existirá uma maior clareza do que fazer, de quanto comprar e quanto pagar por cada aquisição.
Também é possível definir o cronograma das atividades baseado nas compras que foram programadas no planejamento.
2. Redução de Custos
Quando você faz um orçamento completo previamente, existirá a possibilidade de fazer os pedidos dos materiais necessários para a execução das atividades com antecedência e de acordo com as estimativas contidas nele. Será possível escolher o melhor fornecedor e o material que mais se adeque as suas necessidades.
Além disso, Fazendo o planejamento corretamente diminuem os pedidos urgentes significativamente, minimizando o aumento no custo do empreendimento por compras feitas de última hora.
3. Maior Poder de Negociação
Quando você planeja com antecedência como e com o que irá gastar existe tempo hábil para pesquisar os preços de diferentes fornecedores e escolher o valor que cabe no seu bolso. Comprar material encima da hora sempre sai mais caro, portanto planejar é a melhor opção para economizar.
4. Gera maior Controle no Canteiro de Obras
Com o orçamento fechado é possível prever toda a rotina de trabalho da equipe do canteiro e elaborar uma rotina de atividades baseado no cronograma planejado para cada compra. É possível pensar em diferentes cenários de contratação, como por exemplo, se será melhor a locação de um equipamento por hora ou por preço fechado, e em qual período isso deve ser feito.
Essas análises podem evitar que uma retroescavadeira fique parada enquanto sua construtora está pagando por ela, evitando assim o desperdício de tempo perdido e processo ineficiente na sua construção, por exemplo.
Esperamos que com este artigo tenha ficado mais fácil de entender a necessidade de elaborar um bom orçamento de obras. Caso queira ler mais sobre nossos artigos ou ajuda com algum problema entre em contato e nossa equipe ficará feliz em ajuda